100 Dias com a Tiger!

Sem viajar de moto nos últimos tempos, resolvi escrever sobre estes primeiros 100 dias de parceria com a minha Triumph Tiger 800 ABS.

Desde o dia 14/01/2014, quando ela me foi entregue pelo pessoal da autorizada British na cidade de Brasília-DF, lá se foram 100 dias e 6.141 kilômetros rodados com muita satisfação! E como já havia escrito aqui mesmo no site, essa máquina é tem qualidades fantásticas, tais como o motor, desempenho, tecnologia, design e etc.

Odômetro Total dos 100 Dias

Odômetro Total dos 100 Dias

Ao fazer pesquisas na internet sobre a próxima moto de médio porte que queria adquirir, levei em consideração vários quesitos como conforto, desempenho, ciclistica, tecnologia, motorização, custo/benefício e claro, beleza! Em comparação com outras motos de seguimento parecido como a BMW F800 (85HP), Suzuki Vstrom (67HP) e Honda Transalp (60HP) na minha opinião a Tiger leva vantagem sobre todas as concorrentes.

Vou aproveitar e reproduzir alguns trechos de um outro post que publiquei aqui há algum tempo sobre as características da Tiger. Ela tem desenho e jeitão de moto trail, vem equipada com freio ABS (desligável), rodas de liga leve, computador de bordo com informações diversas sobre distâncias percorridas e consumo de combustível, suspensão dianteira invertida, lanterna traseira com leds, e claro um motor de 3 cilindros de 799cc que gera 95 HP a 9.300 rpm e possui 8,06 kgf.m muito bem distribuídos em todas as faixas de rotação do motor e capacidade de carga de 225 Kg (piloto, garupa e bagagem).

Tiger 800

Tiger 800

E o ronco da máquina ao acionar o botão start? Ao sair rodando com ela conforme vamos subindo as marchas fica evidente como o motor funciona de forma extremamente regular, sem engasgos ou sobressaltos. O assobio característico do motor de 3 cilindros rapidamente soa nos ouvidos e nos faz aquele convite quase que irrecusável… a-c-e-l-e-r-a! E como essa versão da Tiger 800 é mais adequada ao uso urbano, quanto melhor for o pavimento da via mais interessante fica a experiência de pilotar essa moto fantástica.

Atualmente na opinião deste motociclista, não existe uma relação custo/benefício melhor no mercado, pois as suas concorrentes diretas, não são tão potentes quanto ela e cobram o mesmo preço ou ainda mais caro para o consumidor. E a prova disso é o fato de que recentemente a própria BMW reduziu o preço da F800 de R$ 43.900,00 para R$ 39.900,00 igualando ao preço da Tiger 800 XC. Mesmo assim ainda continua um tanto mais cara que a Tiger 800 que teve seu preço reajustado em Mar/2014 para R$ 36.600,00.

Mas essa é a moto perfeita? Depois de tantos elogios você deve estar se perguntando isso. E a resposta é: infelizmente não! 🙁  Entre tantas qualidades posso destacar pequenos defeitos, como o calor direcionado pelo motor para as pernas do piloto em situação de trânsito lento ou o fato de ter que “queimar” um pouquinho a embreagem sob pena do motor apagar no meio da avenida partindo da inércia em um semáforo. Fora esses detalhes nesses 100 dias não tenho nada a reclamar.

Considero uma ótima moto e o seu desempenho tem me agradado bastante. No último passeio mais longo que fiz com os Andarilhos para Iaciara-GO, fiz um teste de velocidade máxima em um longo trecho de reta da BR-020 e alcancei os 202 km/h em 6ª marcha a 8.600 RPM. Vale lembrar a faixa vermelha de giro do motor só inicia aos 10.000 RPM!

É isso! Que venham muitos e muitos dias e km de estradas com essa Tigresa!

3 ideias sobre “100 Dias com a Tiger!

  1. Isso aê, Andarilho. Que a moto continue lhe trazendo felicidade e seja motivo de alegria para você e sua família.
    Respeite seus limites e o da máquina para uma convivência eterna entre ambos.

    Abraço.

    Isaac – Andarilho/DF

  2. de máxima nao vai passar isso…. a resistencia do ar nao deixa suahasuhsauhasuash de maxima botei 206 Km/h. Tb tenho a minha pequena Matilda e nao me arrependo de ter adiquirido ela!!

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