Antes de mais nada, vamos aos esclarecimentos quanto ao nome escolhido para este humilde blog. Sim, preciso deixar claro que nos últimos 5 ou 6 anos, alguns símbolos, cores e palavras acabaram sendo usados para representar ou denominar determinados grupos políticos, tais como a camisa da seleção brasileira de futebol ou mesmo a palavra “Patriota”. No meu caso em nada tem a ver com isso a escolha. Essa escolha parte do orgulho que carrego desde muito cedo ao ser batizado com o mesmo sobrenome do meu avô materno que se chamava José Patriota Irmão. Logo, aqui vos escreve um legítimo Patriota! Rodrigo Patriota, muito prazer!
E agora com tudo bem explicado, prossigo dizendo que sou profissional de TI com experiência na gestão de equipes, já atuei nos segmentos de suporte a ambientes de produção de sistemas e armazenamento de alta disponibilidade TIER4 e governança de TI baseada nas disciplinas ITIL em um grande banco brasileiro. Hoje me dedico a busca por mais conhecimento no que se refere a Segurança de TI e como proteger ambientes corporativos das principais ameaças digitais em circução pela internet. Aprendi a operar ainda no ano de 2001 e tenho muito apreço por sistemas Linux, principalmente a distribuição Debian. Mas também já tenho uma certificação RHCSA e gosto de estudar e aprender sobre outros sistemas.
Ainda mais cedo que o Linux, as motocicletas entraram na minha vida em 1999 quando a aprendi a pilotar uma Honda CG Titan 125cc modelo 1994 vermelha e SEM partida elétrica! De lá pra cá foram muitas as motos que passaram pela minha garagem e muitas histórias e belas paisagens admiradas principalmente pela região nordeste do Brasil. E é assim… se tem alguma coisa pra aprender eu logo me interesso! Foi assim com aviação, fotografia, xadrez, marcenaria, construção civil, eletrônica básica, elétrica residencial para pequenos reparos, reparos básicos de mecânica automotiva e de motocicletas (claro!), cutelaria, churrasco, viagens, turismo, livros, etc…
E em meio a isso tudo, orientando e aprendendo muito com 2 “serhumaninhos” que Deus me deu a responsabilidade de cuidar aqui nesse mundo e que hoje estão adultos, mas sempre serão os bacurins do papai. E claro, com a ajuda da mamãe deles que está ao meu lado há quase 20 anos, comemorando comigo as vitórias e juntando meus cacos quando não dava muito certo o que eu havia planejado. Sem ela quase nada seria possível ou teria o valor!